Fontes: Os vereadores que mantém assessores laranjas

Fontes: Os vereadores que mantém assessores laranjas

Levantamento feito pelo IDenuncias revela que são os vereadores que usam assessores parlamentares como 'laranjas'




O IDENÚNCIAS fez um levantamento que revela quais os vereadores que vem mantendo em seu gabinetes assessores laranjas. A pratica levantam suspeitas que os parlamentares itapetinguenses ficam com parte dos salários dos servidores comissionados.

No parlamento de Itapetinga cada vereador tem direito a 2 (duas) vagas de assessores parlamentares com o salário cada de R$ 2.046,40 por mês. Com esse vencimento pago com dinheiro público, vereadores indicam pessoas que já tem emprego ou algum tipo de comercio e são instruídos a não irem trabalhar, obrigado-os a devolverem de 70% a 85% dos salários.

Pelo levantamento, o numero de vereadores que pratica o esquema de 'assessores laranjas', é quase a totalidade da Casa Legislativa. Apenas três vereadores não requer a devolução de parte dos vencimentos de seus assessores, os vereadores Eliomar Berreira (Tarugão), Fabiano Alves (Bahia) e Valquirio Lima. Pelo apurado, o vereador Valquirio não retém parte do salário de um dos seus assessores, porém o segundo comissionado é laranja por consentimento, e parte do salário é rateado entre apoiadores que estiveram em sua campanha de reeleição em 2016. Assim como o vereador Fabiano Bahia, que não retém salários de servidores do seu gabinete, mas compartilha da mesma pratica do vereador Valquirio. 

Iremos revelar os nomes de cada assessor parlamentar laranja ou não, já que se trata de nomeação publica divulgada no Diário Oficial da Câmara Municipal de Itapetinga. E os vereadores que os indicaram:

Presidente: Naara Duarte:
Assessores: Zeferino Gonçalves da Silva Junior e Gesimiel Cerqueira Rodrigues.
 Suspeitam que sejam ‘Laranjas’. Desde suas nomeações em 2017 nunca trabalharam. Relatos afirmaram que um dos seus assessores dá expediente em uma loja comercial em pleno horário de expediente na Câmara.

Vice-presidente: Alberto Barbosa
Assessores: Celi Nascimento Souza e Eusébio Elias Sampaio
 ‘Laranjas’. Ambos sequer aparecem para Trabalharem. Suspeita que o vereador tenta camuflar a existência de assessores laranjas ao colocar para trabalhar uma pessoa em seu gabinete que não faz parte do quadro de funcionários da Câmara.

1º Secretário: Nailton Negreiro
Assessores: Cristiane Viana Santos e Ramon Souza Neres 
 Levantamento constatou que assessora ‘Cristiane’ trabalha, mas é obrigada a devolver 60% do salário ao vereador já o outro assessor ‘Ramon’ não trabalhar é considerado um laranja do esquema.

2º Secretário: Andreson Cruz (Andreson da Nova)
Assessores: Daiane Santos Oliveira e Vanuza Conceição Santos
DLaranjas’, ambas não trabalharam na Câmara. O Vereador é um dos parlamentares que mais trocou de assessores desde de sua posse. Sobre ele acarreta a suspeita de obrigar assessores a tomarem empréstimos consignados e reter o valor para sí.

3º Secretário: João de Deus
Assessores: Jorge Vidal dos Santos Vidal e Julia Carmen Santos
Ambos comparecem a Câmara, mas porém a uma peculiaridade em suas funções, estão a disposição do parlamentar para atender as sua necessidades particulares. ‘Jorge’ é motorista particular do vereador e não cumpre a função de assessor, assim como ‘Julia’ ambos são obrigados a devolverem parte dos salários ao vereador.


Vereador: José Antunes
Assessores: Marlon Araujo Santos e Gilson Pereira Ramos
 Fontes afirmam que o assessor ‘Marlon’ trabalha, já o segundo nunca compareceu para trabalhar um dia se quer na Câmara, as suspeita que se trata de mais um laranja. Marlon Araujo além de trabalhar todos os dias, tem que devolver metade do salário enquanto o segundo repassa o valor integral ao vereador. 

Vereador: Jair Saloes
Assessores: Maria das Graças O. Lima e Jean Macedo dos Santos
↳ Assessora ‘Maria das Graças’ trabalha porém tem que devolver entorno de 65% do salário para o vereador. Sobre o segundo assessor se trata de um laranja com repasse de 95% do vencimento do comissionado.

Vereador: Gilmar S. Lima (Piritiba)
Assessores: Hamiles Neres P. Santos e Adroaldo Carvalho Neres
↳ Segundo relatos ambos trabalham. Assessora no gabinete o outro como motorista particular do vereador. Porém repassam boa parte dos seus salários para o parlamentar. 

Vereador: Diego Rodrigues (Diga-Diga)
Assessores: Lucas Silveira Aguiar e Mariazinha S.Silva
Ambos trabalham no gabinete do vereador diariamente. Porém repassam parte dos salários ao parlamentar. Suspeitam que entorno de 50% dos vencimentos.

Vereador: Marcio Carvalho de Oliveira (Pio)
Assessores: José Góes de Oliveira e Caroline Estefane M. Santos
↳  Fontes esclarecem que 'Caroline' trabalha, assim como 'Góes'. Mas é fato que o seu segundo assessor repassa parte do salario ao vereador. As fonte não afirmaram se á assessora Caroline também repassa parte do seu salário.

Vereador: Romildo Teixeira
Assessores: Leonardo Oliveira da Silva e Welliton Santos S. Junior
↳  Em rápida pesquisa constatamos que o assessor 'Leonardo'  trabalha, mas levantam a suspeita que o Léo como é conhecido repassas 40% do seu vencimento ao parlamentar. O segundo assessor não trabalha e se trata claramente de um laranja.

Vereador: Valdeir Chagas
Assessores: Neimar Reis Vieira e Naila Silva Santos
O Vereador já foi presidente da Câmara, não recai sobre ele a suspeita de ter implantado laranjas em cargos da Mesa Diretora. Mas levantam suspeita que pratica a famosa 'rachadinha' com seus assessores. O repasse dos vencimento ficam entorno de 50% a 65%. Ambos trabalham no gabinete do parlamentar. 



Os poucos Vereadores  que decidiram não embolsar parte dos salários dos assessores:


Vereador: Eliomar A. Barreira (Tarugão)
Assessores: Claudio Moises Carvalho e Roberto Kleber Gonzales

↳  Informações colhidas constataram que ambos assessores trabalham. E o mais raro na Câmara acontece na medida que aprofundamos as investigações sobre o esquema. Tarugão não requer parte dos salários de seus assessores. O vereador tem em sua indicação um dos assessores mais experiente da Câmara, Claudio Moises. Fontes enfatizaram que ele é um dos raros comissionados que nunca aceitou a famosa 'rachadinha' em anos de assessoramento a ex-presidentes e ex-vereadores. Mas é preciso que o vereador esclareça sobre os seus assessores quando esteve a frente da presidência da Câmara, consta que ambos não davam expedientes no Legislativo. Claudio e Roberto Kleber estavam ocupando cargos da Mesa Diretora. 

Vereador: Valquirio S. Lima
Assessores: Robério F. Soares e Nailla S. Santos
↳  Em outro caso raro de não embolsar parte dos salários dos assessores. O vereador Valquirio não requer do seu principal assessor, Robério Fernandes parte do vencimento mensal. Robério é conhecido pela sua longa experiência no parlamento itapetinguense em assessoramento a ex-vereadores e ex-presidentes. Porém o vereador matém um segundo assessor laranja por concentimento. 'Nailla', ratea o salario entre apoiadores do vereador. Fontes afirmaram que assessora naõ trabalha no gabinete do vereador.


Vereador: Fabiano S. Alves (Bahia)
Assessores: Antônio Carlos P. Santos e Tarcilano Jacinto Araujo
↳  Constatamos com fontes, que o vereador mais conhecido por Bahia, não prática a 'rachadinha' em seu gabinete. Porém o parlamentar compartilha da mesma manobra do vereador Valquirio, de ter um assessor laranja por consetimento, que divider o salarios entre apoiadores. 'Tarcilano' trabalha, já o assessor 'Antônio' comparece ao parlamento itapetiguense. A informações do vereador Bahia não são exatamente precisas, pelo fato de ser o único parlamentar com três mandatos que menos trocou de assessores, tornando os dados não comclusivo em esquema de laranjas.